E importante para os profissionais da elétrica, seja um eletricista instalador, Técnico ou Engenheiro conhecer os conceitos relacionado ao fenômeno da eletricidade. Sempre abordo que conhecer essa linguagem é o que separa os meninos dos adultos no ramo da eletricidade. 

      Olha pela minha experiencia pessoal, lidando com diversos tipos de clientes eu percebi que a forma como explico as pessoas sobre determinados assuntos acaba passando confiança, e fidelizando clientes ao meu serviço. Já tive que lidar com pedreiros, mestres de obra que queriam interferir diretamente no meu trabalho, e só depois de fazer explicações técnicas eu os convenci a fazer da forma correta o serviço. Por isso estamos começando a partir desse artigo uma série de post e vídeos no canal do you tube sobre o assunto. Curso de elétrica online.

Matéria 

A definição de matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Antigamente se dizia que a menor partícula indivisível da matéria é o átomo. Ou seja, se você pegar qualquer material e começar a dividi-lo para chegar na menor partícula você vai chegar no átomo. 

      Talvez você me pergunte: o que isso tem a ver com elétrica? É no átomo que encontramos o elétron. O átomo é formado por três partes no núcleo estão os prótons e os nêutrons e ao redor do núcleo estão os elétrons.  Veja na figura abaixo. 

             

 O que é Tensão elétrica 

     

          Usando a linguagem do Eletricista: Imagine um fio de cobre, o cobre é uma matéria, ele possui átomos e claro possui elétrons. Os elétrons estão parados. Para um aparelho funcionar é preciso que esses elétrons que estão parados dentro do fio se movimentem, passando por dentro do aparelho e saindo por um segundo condutor. 

corrente elétrica, O que é Tensão elétrica

        Mas pense! Os elétrons estão parados, é preciso ter uma força que movimente esses elétrons. A essa força damos o nome de Tensão elétrica. A responsável por produzir essa tensão e deixar na sua casa é a concessionária, que também recebe estas tensões através das usinas hidrelétricas. 

                                         

 Diversidade de fontes Tensão 

      Existe várias fontes geradoras de tensão, já citamos as hidrelétricas, mas existe também as baterias, que são carregadas através de químicas; existe os grupos geradores, que usam energia mecânica para produzir carga; existe as placas solares, que são carregadas pela energia do sol; existe energia eólica, que são produzidas pela energia mecânica do vento; energia térmica que vem do vapor do calor.  

 

                                  Medição e representação da tensão 

 

      As tensões podem ser medidas.É para isso usamos um instrumento chamado multímetro, ele tem a capacidade de precisar a tensão em um circuito. A unidade de medida para medir a tensão é o volt, representado pela letra “V”. A letra “V” é uma  uma homenagem a Alessandro Volta, que inventou a pilha. 

      Uma pilha pode conter por exemplo 9v. Uma bateria maior pode ter entre 12 a 24 volts. A tensão que chega na sua casa pode produzir 127v ou dependendo da região 224v. Se você precisa de mais potência a sua concessionária pode fornecer uma rede trifásica de 220v ou 380 a depender da região onde você mora. 

Compartilhe o nosso conteúdo →

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *