Estamos escrevendo uma série de artigos sobre conceitos teóricos da eletricidade, além de artigos gravamos vídeo em nosso canal para facilitar a sua aprendizagem. Sempre dizendo para o autônomo que é importante conhecer esses princípios pois desta forma você passará confiança e credibilidade para seu cliente. Falamos já da definição de eletricidade no artigo anterior. Curso de elétrica online.

 

Definição 

     Diferença de potencial ou tensão elétrica é a força que ordena e movimenta os elétrons livres dentro de um condutor.  

     O condutor cobre tem átomo, átomo de cobre, que possui em sua estrutura bilhões deles. Ele é composto um núcleo, onde estão nêutrons e os prótons; prótons tem carga positiva, enquanto os nêutrons tem carga neutra.  

     Por sua vez estes átomos são rodeados por elétrons, a eletrosfera costuma ter várias camadas, e na última camada onde estão os elétrons livres. Existe um equilíbrio no átomo, a quantidade de carga negativa que está nos elétrons é proporcional a quantia de carga negativa que está nos prótons.  

Corrente elétrica 

     Os elétrons estão livres podem se romperem e pularem para outro átomo, deixando assim o átomo que perdeu elétron, que era negativo no estado positiva. E como os opostos se atraem ele naturalmente vai puxar um elétron do átomo vizinho. O átomo anterior que perdeu elétron vai puxa um elétron do seu vizinho mantendo assim um ciclo com todos os átomos. 

     A esse movimento de elétrons que pula de um átomo para outro chamamos de corrente elétrica. “movimento ordenado dos elétrons”. 

 

Pensando como um eletricista 

 

     Ainda nos cabe uma observação. Dentro do sistema elétrico de uma residência, normalmente o que acontece, a corrente elétrica entra pelo fio fase, passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.  

     Mas com o sistema é alternado, a corrente também se inverte, ela entra pelo neutro e volta pelo condutor fase. Por isso, é que chamamos de corrente alternada, pois, o movimento dos elétrons  alternam  o sentido, alternam 60 vezes por segundo, ou 60 hz. Hora a corrente está indo na direção da frente, hora ela está retornando. 

     Concluímos que os elétrons sobre a pressão da tensão, começam a se movimentarem ordenadamente em um condutor em sentidos variantes. E esta variação de sentido acontece a cada 60  por segundo. 

Sejam Bem-vindo

Cleiton Moreira
Autor

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *