O que é a Impedancia
O nosso assunto, hoje será impedância! No universo da elétrica, muitos são os conceito e fenômenos que rodeiam a passagem da corrente elétrica. Sempre precisamos ficar atentos aos conceitos pois na prática ele nos ajudam a descobrir os defeitos de determinados equipamentos.
Definição de Impedância
É a carga resistiva total em corrente alternada. Observe que destacamos a palavra resistiva. Porque você precisa compreender o conceito de resistência elétrica que nada mais é do que a oposição de passagem a corrente elétrica que um condutor oferece. Leia mais sobre esse conceito neste artigo.
Uma outra frase que chama atenção é a expressão carga total. Porque total? Porque dentro de um circuito existe várias cargas resistivas, e impedância fala do somatório dessas cargas.
Múltiplas cargas resistivas
Analise o circuito eletrônico da placa acima. Ela parece uma cidade com vários setores. Na entrada da placa você tem uma tensão da rede chegando 220 v, ou 127 a depender da sua cidade.
Só que a placa eletrônica não funciona com essa alta tensão, ela precisa ser rebaixada e distribuídas pelos vários setores da nossa cidade imaginária, com forme a região. Por isso logo no início da placa tem um transformador, para converter a energia de 220v para 12 v.
O terceiro estagio é que depois o transformador mesmo saindo 12v, essa corrente ainda é alternada, e a bateria precisa de corrente continua, por isso tem a ponte chaveada para transformar os 12 v continuo.
Tipos de cargas resistiva
O condutor de cobre já oferece resistência natural. E nesse processo acaba gerando o efeito joule.
Mas observe o transformado ele funciona por indução do primário para o secundário, ele provoca uma resistência indutiva, semelhante ao capacitor que a reatância é capacitiva, esses componentes não oferece o efeito joule, mas o termo é reatância indutiva capacitiva.
Impedância é a soma da resistência indutivas e capacitiva junta-se as resistências dos capacitores, transformadores, indutores então você obterá a impedância.