Padrão Coelba

Faleremos sobre padrão Coelba. Padronização deveria ser algo simples, mas traz muitas dúvidas na hora da instalação. Isso porque existe as regionalidades que cada terceirizada acaba adotando. Por isso abordaremos aqui como calcular a demanda de carga de um padrão Coelba.

Tabela de cálculo de demanda de carga da Coelba

Sempre recomendo você eletricista iniciante tirar dúvidas quanto a instalação do padrão com Eletricista experientes da sua região. Porque, existe o que eu chamo de regionalidades, pois apesar de ter o manual, algumas coisas variam de estado para estado.
O primeiro passo na hora de instalar o padrão é você saber identificar qual a demanda de carga da residência. Essa carga para a Coelba é feita em cima da potência em watts e kilowatts. A própria concessionaria já fornece uma tabela. Vou deixa o link da tabela para você baixar, mas lembrando que você pode procurar a companhia e pegar gratuitamente esse material.
Preencha a tabela abaixo juntamente com o seu cliente dos aparelhos que ele tem em casa. Depois some o total das potencias em watts. 
padrão-Coelba
Se a potencia dos aparelhos derem um total de 8.000 watts. Então o seu padrão monofásico vai ter um disjuntor de 40 A, e fios de 6mm do padrão até o quadro de disjuntor.  Observe a tabela:
Coelba

Altura do poste padão Coelba

Altura do padrão coelba são duas: 3,5 e 5,50. Tudo vai depender da posição do seu poste em relação a rede da concessionária. Se o seu padrão estiver do lado da rede elétrica então a altura do seu poste será de 3,50. Do contrário, se o padrão for do lado oposto a rede elétrica a altura será de 5,50.
Coelba
Coelba

Altura das Caixas Coelba

É definido pela Coelba que a altura padrão é de 1,50 á no máximo 1,70 do piso acabado. Lembrando que o não cumprimento desta regra pode gerar a condenação do padrão.
Coelba

Entrada do Ramal

padrão-Coelba

Saída para residência

padrão-coelba

Ligações para a fiação

padrão-Coelba

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *