Padrão Coelba. Hoje abordaremos sobre esse assunto.
Padrão de entrada faz parte da tarefa dos eletricistas de modo geral.
Apesar de existir situações em que há um profissional específico para esta área.
E se tratando de padrão, não podemos universalizar, pois, cada concessionária tem as suas regras.
E acontece muitas vezes que no mesmo estado ainda existe formas diferentes de montagem.
Orientamos a todo profissional, a buscar informação na concessionaria por meios de foldes, e mais importante ainda buscar ajuda com um profissional veterano na área.
A forma correta do padrão coelba: porque devo arprender?
Quando se instala o padrão Coelba, é preciso ficar atento aos detalhes, pois, um erro simples pode significar um prejuízo grande para seu cliente. Fazer padrão não está relacionado apenas com as conexões elétricas, mas, também a alvenaria. Se colocar um tubo de espessura errada, imagine ter que chamar o pedreiro para quebrar tudo novamente. Imagine se a Coelba condene a altura do poste, o quanto de dinheiro pode ser perdido para refazer?!
Tipos de Instalação Padrão Coelba
Antes de iniciar, é preciso entender que existem 4 tipos de instalação. Instalação em poste, em muro, parede e em ponta palete. As descrições abaixo são para todos os tipos de instalação.
Altura correta do Poste Padrão Coelba
É essencial ficar atento a esse detalhe, pois, é um ponto onde muitos padrões são condenados. A concessionária Coelba, BA, orienta que a altura do poste tem que ser de 3,50 m ou 5,50 m do piso acabado, dependendo da seguinte questão:
Se a rede de alimentação estiver do mesmo lado do local onde vai ser instalado o padrão a altura será de 3,50.
Se a rede de alimentação estiver do lado oposto ao local onde vai ser instalado o padrão a altura será de de 5,50. Obeserve o desenho abaixo!
Padrão Coelba: Altura da Caixa
É de Suma importância, na hora de chumbar as caixas que comportará o medidor e o disjuntor, ficar atento a altura da caixa. Ela deve ser de 1,50 m até no máximo 1,70m do piso acabado. O técnico da concessionária vai observar estes detalhes. Observe a imagem a seguir:
Padrão Coelba: Entrada dos eletrodutos do ramal
E obrigatório que o eletroduto seja colocado do lado direito ou esquerdo da caixa do medidor, e nunca por cima da caixa.
Saída do eletroduto para residência
Saída para aterramento
A saída pode ser no eletroduto rígido de 20 mm com as devidas buchas e arruelas.
Disjuntor
Para dimensionamento do disjuntor a Concessionaria fornece uma tabela de preenchimento, onde você colocará as potências dos aparelhos da sua residência. Com base nesta potência, você vai definir o tipo de padrão e conseqüentemente o disjuntor e os fios a ser usado na sua montagem. Veja o modelo, e deixaremos o link direto do site para você da uma olhada. Click aqui!
Se você somar a carga dos seus aparelhos, e ela der um valor entre 5 a 10.000 w então, o seu padrão será o monofásico. Diante dessa informação, voce terá os seguintes dados: o Disjuntor é de 40 a, os fios a serem usados serão de 6mm. Na minha cidade, Porto Seguro, é muito comum as demandas de cargas serem nesse porte.
Aterramento
E exigido pela concessionária coelba que, se finque uma haste de terra no pé do padrão. Um condutor deve ser conectado a haste e plugado no neutro. Fique atento ao eletroduto a ser usado, bem como as buchas e arruelas. Use conector split boot na conexão com o neutro, bem como o grampo de aterramento na haste. Veja na imagem abaixo.
Compartilhe o nosso conteúdo →
Assista o nosso vídeo
Cleiton Moreira
Autor