Para aqueles que são amantes da eletricidade e seus efeitos, é imprescindível conhecer o conceito de potência elétrica.
Definição
É definido como potência, no campo da eletricidade, a quantidade de energia gerada para um determinado circuito, por segundo. Uma outra forma de conceituar a palavra potência, é: “Transformação de energia elétrica em uma outra forma de energia”. Exemplo: A energia elétrica que passa por dentro de um chuveiro é convertida em energia térmica.
Precisamos ter em mente que a energia proveniente dos elétrons é um “meio”. Quando pensamos no exemplo do chuveiro, o nosso desejo não é a energia elétrica e sim a térmica. Ao pensarmos na questão da lâmpada, o que queremos no final é a energia luminosa, proveniente da transformação da eletricida. diante desta constatação chegamos a uma terceira definição de “potência”: “Potência elétrica é a quantidade de energia convertida por segundo”.
Representação da Potência elétrica
Representamos a potência pela letra “w”, que vem do nome watts, em homenagem a James Watts, o criador da máquina a vapor, matemático e engenheiro.
É muito comum você encontrar na etiqueta de equipamentos elétricos a potencia que ele consome da rede. Pois, com essa informação será definida o tipo de instalação a ser usado na residência. A potência em watts é usado pelas concessionárias para dimensionar o consumo de energia pelo cliente final.
Veja na imagem ao lado, que no corpo do chuveiro tem as especificações de tensão 220 v, potência 5.500 w.
Potência e a lei de ohms
Georg Simon Ohm, foi o criador de importantes leis, para o campo da elétrica, a chamada primeira lei de ohms.
Nesta lei é possível por meio da fomular, I=V/R, onde “I” representa a corrente elétrica; “V” siginifica a tensão; E “R” é igual a resitência.
O que Ohms nos ensinou que é que pela manipulação da formúla é possivel achar uma grandeza desconhecida. Por exemplo, se você quer descobrir a tensão, basta apenas manipular a formula!
V = I x R: Onde “V” é a tensão que você deseja saber! “I” é a corrente elétrica e “R” a resitência.