A vida de George Simon Ohm

 
Quem é Ohm? O que ele fez? Qual o seu legado? Abordaremos aqui a história de um dos mais importantes pais da elétrica que temos na história.

 

A Origem Ohm

George Simon Ohm nasceu na Erlangen Bavaria Alemanha, no ano de 1787, 16 de março. Filho de casal protestante, teve 6 irmãos, mas, sobreviveram apenas 3, pois, as doenças matavam muito as crianças em sua época.  
O seu pai era de profissão humilde, serralheiro, não tinha educação escolar, porém, era um brilhante auto didata, a tal ponto que sozinho ensinava conteúdos aos seus filhos.

Formação Ohm

Ohm foi para o ensino médio, e não teve dificuldade, porque, o que o seu pai lhes ensinou em casa, deixou aquele conteúdo escolar que lhe era ensinado, fácil.
Quando entrou na faculdade ele se deslumbrou com a vida de festa, bebidas e jogos e não deu crédito aos estudos, por isso, no terceiro semestres o pai, o tirou da faculdade.

Profissão

Fora da faculdade ele se tornou professor de matemática e física, mas, o seu sonho era ser professor de universidade. Um amigo o recomendou que ao invés de voltar a faculdade ele deveria estudar a biografia de grandes homens.
 Obteve doutorado em 1811 com a apresentação de sua dissertação sobre luz e cores. No entanto, trabalhou como matemático no colégio dos jesuítas na cidade de Colônia no ano de 1825.

Como Ohm, desenvolveu sua pesquisa

Foi nesse momento que ele teve um insight, pensou que se desenvolvesse um trabalho acadêmico poderia então realizar o seu sonho.
Depois de pensar bem, chegou à conclusão que poderia desenvolver algo no campo da elétrica, para isso, tirou uma licença de um ano do trabalho e se dedicou aos estudos.
Ele realizou pesquisas com fios condutores de diferentes espessura e comprimentos. Verificou que a resistência elétrica era inversamente proporcional a seção transversal do fio e diretamente proporcional ao seu comprimento.
Foi a partir das suas observações que ele chegou à conclusão, chegou ao conceito de resistência elétrica.
No ano de 1827 ele publicou o seu trabalho com base na sua pesquisa daquele que se tornaria o mais importante dos seu trabalho. Circuito galvânico examinado matematicamente.
Esse trabalho ficou conhecido com o que definimos hoje como a lei de ohm. A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional a diferença de potencial e inversamente proporcional a resistência elétrica dentro de um circuito. 
Mesmo sabendo que essas pesquisas são de muita relevância para o campo da eletricidade, Ohm recebeu duras críticas e não consegui a função de professor universitário.
No ano de 1841 é que seu trabalho foi reconhecido, ele recebeu a medalha da Royal Society britânica, em 1849 tornou-se professor da universidade de Monique. Ocupando esse cargo apensas 5 anos.

Falecimento

O seu falecimento aconteceu em 1854. E em sua homenagem a unidade de resistência elétrica foi batiza com seu nome ohm, e usa a ferradura como símbolo. leia mai…
 

O que aprendemos com Ohm

Ele deixou um legado, mas teve esforço, sacrifício, dedicação. Mas acima de tudo teve resiliência. No momento em que achou que iria realizar os seus sonhos, foi onde a vida lhe deu uma rasteira. Desacreditam das suas teses, estudos. E você já perdeu alguma guerra na caminhada? Riram de você? Você se parece como o Ohm?

Assista ao vídeo para compreender mais!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *