Certa vez, enquanto estava na cozinha, ouvi os gritos da minha esposa, correndo e saindo do banheiro. E uma grande fumaça estava lá. Na hora do uso do chuveiro elétrico as emendas começaram a derreterem. Fiquei me perguntando o porquê aquilo aconteceu. Na época eu não entedia, mas vou explicar aqui para você. faca agora o Curso eletricista instalador 

 

1 razão do “porque” o fio do chuveiro pode está derretendo

1 razão do “porque” o fio do chuveiro pode está derretendo

A mais comum de ver na residência, é uma emenda do chuveiro com a alimentação elétrica mal feita. Entenda que o chuveiro é um dos equipamentos que mais puxa corrente elétrica da rede. Enquanto uma lampadazinha consome entre 9 a 10 w. O chuveiro consome 4.500 w.  

Toda emenda gera uma oposição a passagem da corrente elétrica, é o que chamamos de resistência elétrica.  

Há onde há resistência existe aquecimento, portanto, se a emenda for mal feita, haverá naquele ponto aquecimento, e se há aquecimento vai haver derretimento, e se há derretimento vai ter fumaça e depois fogo.  

 

Leia também: 

2° razão do “porque” o fio do chuveiro pode está derretendo

Falta de um conector de emenda apropriado. A forma mais comum de se fazer uma emenda é de forma tradicional enrolando os fios e passando fita isolante. Mas hoje, existe conectores no mercado, que além de facilitar a instalação garantem uma voa conexão. Um exemplo bem simples é o conecto a mola, wago, que vem na potência necessária que o chuveiro precisa.  

Comprar conecto wago barato click aqui. 

2° razão do “porque” o fio do chuveiro pode está derretendo

3° razão do “porquê” o fio do chuveiro pode está derretendo

Circuito mal dimensionado. Um circuito é composto por fios condutores que vem diretamente do quadro de distribuição até o chuveiro.  

Essa fiação é especifica só para o chuveiro. Em muitas casas profissionais no afã de resolverem rapidamente o serviço, emenda os fios do chuveiro diretamente a fios na primeira caixa de passagem do teto. O que é um erro gravíssimo. Pois, em algum momento esses fios vão derreterem. 

Só para se ter uma ideia um chuveiro que tem a potência de 5.500 w. na tensão de 220 v ele precisará de uma bitola de fio de 6mm. Muitos profissionais vão até a caixa de teto e nos fios de 2,5 emenda o chuveiro. 

Outra situação, muito comum, é uma fiação de chuveiro ser projetada para uma determinada potência, e com o tempo o cliente muda para um chuveiro que precisa de mais carga e não faz a substituição dos fios condizentes com o novo chuveiro.  

 

4° razão do “porquê” o fio do chuveiro pode está derretendo

O uso de tomada, plug macho. Ainda nos dias atuais, achamos em algumas residências uma tomada plugada no chuveiro.  

No passado, nos modelos antigos de instalações elétricas, se usava esse artificio. Mas, com o passar do tempo as potencias dos chuveiros aumentaram, e o valor da corrente elétrica ultrapassa a corrente que um plug suporta.  

De modo que uma tomada suporta 20 A, e um chuveiro dependendo da tensão tem chegado perto dos 40 A. E de novo, se a corrente do equipamento é maior que a dos plugs acontecerá o derretimento elétrico.  

O que você achou do conteúdo? tem alguma dúvida? comente abaixo!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *