Corrente elétrica
O nome eletricidade está intrinsecamente ligado aos elétrons. Todos os átomo contem elétrons, e quando há uma força, tensão,  esses elétrons começam a se moverem ordenadamente, corrente elétrica é definida como movimento ordenado de elétrons!
     Todo condutor de cobre é composto por bilhões de átomos em estado sólido. O átomo tem em sua constituição os neutros e prótons no núcleo. Enquanto na órbita estão localizados os elétrons distribuídos em várias camadas. É na última camada do átomo, em que residem os elétrons livres. Eles têm a carga negativa.
    O núcleo do átomo não se separa. Agora, o elétron tem a capacidade de se separar. O átomo tem uma carga elétrica equilibrada ela é composta de carga positiva e negativa.
    Quando um elétron se solta dando um salto para outro átomo, o átomo que teve a  perda passa a ter mais carga positiva, o átomo agora negativo atrai o elétron do átomo que está ao seu lado. É assim que se forma a corrente elétrica! Quando aplicamos uma tensão positiva, os elétrons que estão na frente vão vim para os elétrons que estão trás. Em seguida os elétrons que estão na frente puxarão elétrons dos átomos que estão atrás, formando assim um vai e vem de elétrons. 

Efeito Joule

   
No sistema de corrente alternada, muda-se a polaridade, hora a corrente entra positiva hora muda, e fica negativa.
     A cada 60 hz dentro do condutor fica um vai e vem dos elétrons saltando de um átomo para outro. Neste movimento de vai e vem, um elétron pode se chocar com átomo e também com outro elétron. Então acontece o efeito joule, aquecimento.
    Exemplo disto é a resistência de um chuveiro, a corrente elétrica passa pela resistência com bastante dificuldade, e dentro dela existe um choque dos elétrons entre si e entre os átomos parceiros, provocando assim aquecimento da água. Se não tivesse água ao redor da resistência se partiria!

Magnetismo

     Outro fenômeno estudado pela física é o magnetismo. O que percebemos é, que quando os elétrons  se movem liberam um campo magnético.  O mais interessante é que a ciência não consegue recriar com tanta propriedade este campo magnético, do mesmo geito que acontece com a corrente de elétrons. É importante lembrar que os átomos não se movem no condutor elétrico, somente os elétrons livres.
     O homem tira proveito de todos os fenômenos advindo da corrente elétrica. Esses proveitos vamos achar em campos magnéticos gerado em geradores, motores, bússolas.

Assista esse vídeo

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *