benjamin, neste artigo falaremos do perigo. Esse dispositivo tem esse nome, em homenagem ao cientista Benjamin Franklin. 

Foi criado um adaptador, ou também conhecido como “T”, para facilitar a plugagem de várias tomadas em um mesmo ponto elétrico. Isso acontece porque na hora da instalação não houve planejamento. Mas está correto o uso desse adaptador? 

Perigo do Benjamin

Perigo-do -Benjamin

No entanto, uma tomada foi feita para suportar uma corrente máxima de amperes, algumas suportam vinte e outras dez amperes. 

Existe um grande perigo de se plugar com ajuda dos “TS”, vários equipamentos em um mesmo ponto é o de exceder a carga especificada para aquele ponto de tomada.  

Uma outra situação que é, muito comum, de se vê, é a fragilidade dos adaptadores.  curto circuitos bem como sobrecarga acontecem porque os pinos dos benjamins são moles. Gerando assim folga na conexão, e se há folga na conexão vai haver aquecimento, e, portanto, um risco eminente de incêndio.  

A terceira situação, em relação aos benjamins são a falta do plug terra. Todo equipamento novo de fabrica aqui no brasil vem com três pinos. Porem  o que acontece na maioria dos casos é que, até existe a opção no adaptador para 3 pinos, só que na saída do “T” notasse que apenas dois entram na tomada. Deixando na prática o equipamento sem a proteção do aterramento. 

 

Quais medidas devo tomar em relação ao benjamin

Perigo-do -Benjamin

Não fazer uso constantes desse equipamento. O correto é chamar um profissional da eletricidade, e no ponto onde é necessário o uso de mais de um equipamento, que se instale tomadas duplas e triplas na mesma caixinha.  

Mas, nas situações em que o plug é de vinte Amper e a tomada de 10, é possível também trocar a tomada. Deixando assim mais seguro. 

Quais lugares são proibidos o uso do benjamim

 Benjamin-incendioEquipamentos como micro-ondas, secadores, forno elétrico, Air Fryer, gril. Nunca use esses adaptadores. Pois, os tais usam uma corrente muito elevada, e provocará o derretimento das tomadas, colocando a residência em perigo.  

O uso do benjamim trás risco de incêndio

Perigo-do -BenjaminAo contrário do que se pensa, não é o curto que provoca incêndio. E sim a sobrecarga. Como o nome já diz, sobre carga, é quando você coloca uma carga a mais. Se você colocar um equipamento com uma potência diferente do que a tomada precisa, os bornes irão derreterem. Dará ponto de faísca, por fim acabará provocando fogo. Os benjamins por serem mal feitos tem esse poder incendiário. Segundo dados da ABRACOPEL no ano de 2020 foram registrados mais de 583 incêndios por sobrecargas levando a óbito mais de 23 seres humano.  

O que você achou do conteúdo? tem alguma dúvida? comente abaixo!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *