Aterramento Elétrico

Com o avanço da modernidade e o domínio da eletricidade, diante do perigo eminente que é a corrente elétrica trás, foram criados dispositivos que visasse a proteção humana. E uma instalação elétrica o aterramento é obrigatório. curso de eletricista instalador

 

O que é aterramento?

 

 

 
Em uma linguagem simples aterramento é um conjunto de eletrodos (hastes e fio condutor) ligada a terra e aos equipamentos domésticos.
 Segundo a ABNT, (Associação Brasileira de Normas Técnicas) fazer um aterramento  significa colocar equipamentos equipotencializado a terra. O que ocasionará, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a fuga tende a ir para o menor potencial, ou seja, a terra que tem o potencial próximo de está zerado.
A concessionária de distribuição de eletricidade entrega ao cliente dois fios de energia: Neutro e fase. O neutro é um condutor que possui o potencial zero, por isso, em condições normais o fio neutro não dá choque. Fase é o cabo por onde corre a tensão elétrica. Antigamente os eletricistas chamavam a fase de positivo. Este condutor sim é o que provoca o choque.
Qual é a tensão da sua casa? Ou é de 110V ou 220V. A diferença de potencial entre neutro e a fase gera a corrente elétrica, por exemplo, o cabo neutro com 0 V e o cabo fase com 127V, a diferença de potencial (tensão) entre eles é de 127V, em um ponto onde haja esta diferença de potencial é possível fazer circular uma corrente elétrica.
Na prática os sistemas elétricos  tem falhas, anomalias. As anomalias são Causadas pela fuga de energia em aparelhos elétricos e eletrônicos.

Fuga de energia

A fuga nos equipamentos elétricos , pode acontecerem devido defeito, ou mesmo por características individuais dos aparelhos. A pessoa ao encostar neste aparelho está sujeita a levar um choque elétrico. Quanto mais componentes eletrônicos o equipamento tiver, maior será a intensidade das fugas de energia, o exemplo claro disso é só lembrar dos choques que você tomou no computador.
O choque acontece porque existe uma diferença de potencial entre o indivíduo e o equipamento. Assim como existe diferença de potencial nos condutores, existe diferença entre a pessoa e o equipamento, provocando assim o choque elétrico. Se este aparelho elétrico com fuga de energia não receber a devida manutenção sem que haja um escoamento pelo aterramento poderá ocasionar danos a este aparelho, por menor que seja, os componentes mais sensíveis podem ser danificados.

Leia Também: Aterameto T.n.s

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *