A história da eletricidade! Talvez em algum momento você se faça essa pergunta: quem criou, ou inventou a eletricidade? E a resposta é simples e curta: ninguém!

A eletricidade é um fenômeno da natureza, o homem apenas há descobriu e manipulou para seu benefício. Mas, nesta arte de descoberta, foi um processo que contaram com a participação de várias pessoas. Veremos em detalhes neste artigo.

Tudo começou quando o homem primitivo observou e se impressionou com um clarão de um raio.  O raio na verdade é a forma bruta de eletricidade da natureza. Mas o que mais chamava atenção do homem não era só clarão do raio e sim o resultado final, pois, o fogo queimava e destruía tudo a sua volta.   

Historia da eletricidade: Thales de Mileto

No século VI (AC) o cientista Thales de Mileto foi primeiro a dá a sua contribuição para a história da elétrica. Ele, como era muito observador, descobriu que uma pedra, chamada de âmbar, tinha a propriedade de atrair fiapos de tecido. O que o instigou a estudar aquele fenômeno. A palavra âmbar tem a sua origem no grego, e significa Eléctron, que por sua vez deriva a palavra eletricidade.  

Historia da eletricidade: W. Gilbert

Historia-da-eletricidade-William_Gilbert

Muitos estudiosos, no decorrer dos séculos se dedicaram ao estudo da eletricidade, e o W. Gilbert tem o seu papel na história, Ele, dois mil anos após Thales, iniciou sistematicamente o estudo sobre o atrito e atração do âmbar, o que cominou no que é conhecido hoje como eletrostática. Além disso o mesmo deixou também, a sua contribuição sobre a resistência elétrica de determinados materiais.  

 

Historia da eletricidade: Benjamim Franklin

Historia-da-eletricidade-benajmim

A partir de Benjamim, os estudos da eletricidade tomaram um novo rumo. No século XVIII Foi ele quem descobriu que a eletricidade possuía um polo positivo e negativo. E que os raios eram formas de eletricidade viva na natureza. Nesse ponto ficou claro que a eletricidade poderia então ser reproduzida.  

Tudo ficou provado, quando Franklin fez uma experiência cientifica. Durante uma forte tempestade, ele empinou uma pipa, com a presença de um metal e uma armazenador de carga chegando à conclusão que o raio é nada mais nada menos que eletricidade.  

Benjamim foi o inventor do para-raios. Ele comprovou que barras de ferro conectada ao solo, tinha o poder de atrair um raio que caísse em uma propriedade, escoando-a para a terra.  

Historia da eletricidade: Alessandro Volta

Historia-da-eletricidade-alessandro-voltaLuigi Galvani, fez as pernas de uma rã se mexerem usando descargas. Mas ele não soube explicar esse fenômeno. Mais Tarde, 1800, entrou em destaque na história o cientista Alessandro Volta. Ele conseguiu explicar as contrações nas rãs, justificando que, foram ocasionadas pelo metal nos nervos e nos músculos. Constatou também, que o sistema nervoso usa sinais elétricos para se comunicar com o cérebro.  

Podemos destacar para a contribuição do avanço da eletricidade, que o Volta foi o inventor da pilha elétrica, a bateria. Uma forma incrível de armazenamento elétrico. Veja abaixo um modelo parecido com que Alessandro criou, uma pilha formada por zinco e cobre, empilhadas e separadas por tecidos, envolvido em ácido.  

 

Historia da eletricidade: Michael Faraday

Historia-da-eletricidade-michael-firadayQuase nunca falamos dele. Apesar de conhecer as leis e propriedades da eletricidade, apesar do conhecimento deixado pelos cientistas anteriores, de nada adiantaria se nós não conseguíssemos gerar a nossa energia elétrica. Por isso, destacamos o Faraday, ele fez importantes descobertas a respeito da indução eletromagnética, mas revolucionou em 1981 com a criação do Dínamo, o primeiro gerador elétrico, ele conseguiu através da energia mecânica e uma combinação de ímãs a produzir a energia elétrica.  

 

Historia da eletricidade: Thomas Edison

Historia-da-eletricidade-thomas-edison

Em 1800, já se havia uma tentativa de criação da lâmpada, o Humphrey Davi aquecia um pedaço de metal para gerar o brilho e produzir a luz. O problema é que aquecia demais o material, bem como o ambiente. 

É nesse ambiente que entra em cena o Thomas, a ele é atribuído em 1879 a invenção da lâmpada incandescente, semelhante a essa que usamos nos dias atuais. O invento consistia em um pedaço de carvão dentro de um bubo, essa lâmpada ficou acesa por 45 horas. 

O Edison patenteou vários inventos, o que o torna controverso, porque hoje em dia já se sabe que a maioria não era de sua autoria.  

 

 

Historia da eletricidade: Nikola Tesla

Historia-da-eletricidade-nicola-tesla

Na mesma geração de Edison, destaca esse jovem cientista. Teve extrema importância para a história da elétrica. Inclusive o próprio Tesla já trabalhou para as indústrias do Edison. Por um espaço curto de tempo.  

Em sua geração já havia uma transmissão de energia elétrica, a pessoa responsável por isso era as industrias do Edson. A grande dificuldade era que a transmissão de energia se dava via a corrente continua. O que dificultava muito o processo. 

A Tesla atribui-se muitos inventos importantes, veja nesse artigo aqui. Mas o que, mais se destacou foi a inversão do motor de indução elétrico. A grande dificuldade era que o seu invento só funcionaria na corrente alternada, e a corrente que era usada na sua época era a continua. Então o próprio Tesla além de criar o motor, que por si só era revolucionário, criou também um gerador elétrico para corrente alternada.  

Quando Tesla criou o gerador elétrico, ele atraiu para si uma confusão com Tomas Edison, pois, o mesmo comercializava sistemas de iluminação com a corrente continua. Formou se então a guerra das correntes.  

Com os inventos de Tesla, motor e gerador a história da eletricidade foi revolucionada.  hoje já se sabe que a transmissão de corrente alternada é mais barata e eficaz do que a corrente continua. Se temos uma energia elétrica nas casas foi graças a Tesla. Por que a parti dos seus inventos a sociedade passou a usar iluminação bem como eletrodomésticos.  

 

O que você achou do conteúdo? tem alguma dúvida? comente abaixo!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *