Nikola Tesla. Quem foi e qual a sua contribuição para a nossa sociedade? 

Nikola Tesla: Origem

 Nasceu na Croácia Esmirna, uma cidade de 200 pessoas. O nome de seu pai era Milutin Tesla, homem simples que teve cinco filhos. Sendo que Nikola era o quarto. O Nikola nasceu em 10 de julho de 1856. 

Nikola Tesla: Formação

nicola-tesla-historia-da-eletricidade

Desde muito cedo frequentou a escola, aos cinco anos de idade começou a estudar. Ele gostava muito da mecânica, mas, o que era surpreendente era a sua memória fotográfica, pois, ele chegava a decorar livros inteiros. 

Na cidade de Karlovac ele terminou o curso de quatro anos em apenas três. Muito inteligente, nas aulas de física ele encontrou a sua paixão pela eletricidade. Teve destaque em muitas aulas, pois, fazia contas gigantesca de cabeça, aprendia as coisas muito fácil, e dominava facilmente outros idiomas.  

 

Nikola Tesla: Juventude

nikola-tesla-juventudeUm fato que marcou a sua juventude foi que quase morreu aos 17 anos, com cólera. Uma doença que nos dias de hoje é simples, mas, que na sua época matava muito, pois, não existia os antibióticos 

1874 fugiu, foi se esconder, pois, não queria ser convocado para o exército.  

Ao entrar na faculdade, em seu primeiro ano, passou em nove matérias, mas seu pai não fez caso, com estratégia para que o garoto não estudasse tanto.  O que acabou não dando muito certo, pois, vendo que o seu pai não se impressionou com o seu esforço, o Tesla, passou a estudar mais. Fez um plano de estudo rigoroso, estudava das 3 da manhã até as 9 da noite.  

Outro fato interessante da juventude do jovem Gênio, é que na faculdade começou a sair para as festas, onde viciou em jogos.  

 

Nikola Tesla: Desenvolvimento da sua profissão

1880, mudou-se para a cidade de Praga com o objetivo de voltar a estudar. 1881 conseguiu um emprego de eletricista chefe na empresa de telegrafo Budapeste. Foi nesta época que ele desenhou no chão, um do que seria o seu maior invento, motor de indução. Isso de forma informal conversando com um amigo.  

Na cidade de Budapeste ele trabalhou com um cientista chamado Tivadar Puskás, um importante relacionamento. Tivadar, foi a pessoa que arranjou emprego, para Nikola na cidade de  Paris, na importante companhia continental Edison.  

 Já na França, pegou experiência com aparelho elétricos, Ele aperfeiçoava e criava versões melhoradas dos mesmos. Tivadar Puskás, chefe de Nikola, foi convidado a trabalhar com Tomas Edison, como gostava do jovem, e sabia do seu enorme potencial, acabou levando o Tesla com sigo, e juntos foram morar nos Estados Unidos. 

 Junho de 1884 mudou-se para os Estado Unidos, para trabalhar na Companhia de Edson. A história especula que Nikola e Edison se viram poucas vezes, e que Tesla trabalhou apenas seis meses para Edison, alguns dizem que foi por falta de pagamento, outros dizem que foi por falta de um bônus, que o mesmo não recebeu após ter feito inventos. 

 

Nikola Tesla: Inventos e projetos

Após ter saído da companhia de Edison, Nikola foi tocar seus projetos, e se focou na lâmpada de arco. Com apoio de dois empresários, surgem então Tesla Luz elétrica e Manufatura, o que resultou na patente de um gerador elétrico, junto com várias invenções.  

O encargo do jovem Tesla, era colocar em prática o invento do motor, que ele já havia desenhado. Só que o grande problema é que o seu projeto de motor teria que funcionar em corrente alternada. Essa ideia lhe custou caro, pois, seus sócios não apoiaram, e lhe abandoaram, fazendo com o Nicolas perdesse até o controle das suas patentes. 

Depois de falir, e sem opção, o jovem tesla foi trabalhar abrindo buracos.  Nesse interim ele conheceu um funcionário da empresa de comunicação Western Union, que era um advogado, que tinha um amigo, empreendedor, eles tinham experiencia em montar empresas de invento para ganhar dinheiro.  

Com novos sócios, Nikola inventa então o motor elétrico acionado por corrente alternada, que produzia um campo magnético. Esse foi um dos maiores inventos do Tesla. 

A corrente alternada, já era conhecida, mas, ninguém gostava, pois, os geradores eram muitos rudimentares. Dando espaço assim para o Tesla, aperfeiçoar os geradores.  

Depois que esse tipo de gerador foi divulgado através de palestra, foi chamada a atenção de uma grande empresa a westinghouse, que trabalhava com distribuição de energia e precisava de um motor desse.  

Fpi fechado um acordo a Westinghouse, que licenciou o motor e pagou para Teslas e seus sócios uma fortuna em dinheiro, contratando assim Nikola para ser consultor. 

 

Nikola Tesla: Guerra das correntes

Quando a Westinghouse começou a expandir e crescer seus negócios, isso atraiu a inimizade de Tomas Edson. As Empresas de Edson defendiam a Corrente continua, que era o padrão da época. Enquanto a Westinghouse queria expandir o uso da corrente alternada. 

Muitos acidentes elétricos aconteceram, e surgiu uma personalidade chamada Harold Brown atribuindo as mortes à corrente alternada. Este matou até um cachorro de rua, com corrente alternadas para demonstrar que ela era perigosa. O que gerou o pânico dos fios elétricos, pois, ninguém queria fios em cima de sua casa. 

Nesta época surgiu a ideia, de que a pena de morte, ao invés de ser por enforcamento, poderia acontecer por eletricidade, inventaram a cadeira elétrica.  

A pessoa que foi consultada foi o Tomas Edison, que aproveitou para indicar o uso da corrente alternada. Dizem que a execução foi um horror, pois, a o bandido ao invés de morrer ficou sendo torturado por horas.   

Esse fato não acabou com o uso da corrente alternada, pois, descobriram que o engenheiro Harold Brown estava recebendo dinheiro das empresas de Edison. 

Grandes investidores, resolveram comprar a companhia de Tesla, que foi cuidar de outras coisas, e permitiu ao mesmo que se expandisse o uso da corrente alternada. 

A virada de chave, foi quando a companhia Westinghouse, foi contratada para fazer a iluminação da exposição mundial de Chicago, que aconteceu em 1893. 

Com essa exposição, as pessoas passaram a confiar na corrente alternada. O que mudou o mundo, pois, antes a energia era usada apenas para iluminação com a corrente continua, agora os cidadãos poderiam usara eletrodomésticos dentro de casa. Pois, a corrente alternada era eficiente e potente. 

 

Inventos

  • Motor de indução elétrico corrente alternada 
  • Aperfeiçoamento do Gerador elétrico corrente alternada. 
  • Bobina de Tesla 
  • Inventos de equipamentos de raio x 
  • Tele- autómato 
  • Lâmpada fluorescente  
  • Rádio 
  • Transmissor de ampliação 
  • Central de produção de energia 

 

O que você achou do conteúdo? tem alguma dúvida? comente abaixo!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *