Queda de Tensão
A queda de tensão é uma anomalia que acontece dentro um circuito elétrico. Um ponto que todo estudante de elétrica precisa está atento. A queda de tensão!
Imagine em um sistema de hidráulica. Um cano de água, de 20mm que consegue jogar tranquilamente uma quantia razoável de água em uma caixa a 15 metros de altura. Você acha que esse mesmo cano jogaria a mesma quantia de água a 200 metros de altura? Com certeza não! A Água não teria força para chegar.
A mesma analogia é feita com a eletricidade, é diferente uma corrente elétrica sair da fonte 220, por um cabinho de 2,5m no espaço de 15m. Se for a 200 m os 220 v vão cair, a tensão vai cair, dependendo inclusive da carga que esses condutores estão alimentando.
Definição
“É a diminuição da tensão ao passo que ela percorre o condutor elétrico.”
Como acontece a queda de Tensão?
Existe na natureza materiais condutores, materiais semicondutores e materiais isolantes. Mas entenda que mesmo os melhores condutores têm um nível de resistência a passagem da corrente elétrica. Veja uma tabela abaixo que mostra as resistividade dos materiais:
Por que trazer a questão da resistividade dos materiais? Simplesmente porque a queda de tensão acontece justamente pela resistência elétrica no condutor. A solução para resolver o problema da queda de tensão é simples.
Se você estiver com esse problema é simplesmente aumente a bitola do cabeamento.
Queda de tensão aceitável
Existe um limite para queda de tensão, esse limite está atrelado a tensão que a sua concessionária lhe oferece.
No modelo monofásico 127v é aceitável uma queda de 3%.
No modelo monofásico 220v é aceitável uma queda de 3%.
No modelo trifásico 127/220 v é aceitável uma queda de 5%.
No modelo trifásico 220/380v é aceitável uma queda de 5%.
Cálculo da resitência elétrica
Antes de fazer o cálculo de queda em um circuito teremos que fazer o cálculo da resistência elétrica. Para isso nós temos a formular abaixo, observe:
Exemplo: em uma residência existe uma tomada, que do qdc até ela tem uma distância de 25m e o cabinho é 2,5. Qual a resistência nesse circuito? Aplicando a fórmula acima:
R = 0,017w (resistividade do cobre) x 25 m (distância) / 2,5mm = 0,172 Ω
calculando a queda de tensão
Existe também uma fórmula para o calculo da queda de tensão, veja:
Aplicando com exemplo já visto acima, a fórmula ficaria assim:
ΔE= 2 x0,172x9x0,8=
ΔE= 2,47 v
Click aqui onde achará tabelas de dimensionamentos!