Existe dentro de uma residência, tomadas que são usadas esporadicamente. São tomadas que na maioria das vezes você verá sem está ocupada. Tomadas de uso geral tem a sua principal característica de não ser de alta potência, e portanto não sendo necessário ter um circuito exclusivo, sendo possível este circuito ser compartilhado com outras tomadas. Veja as TUE clicando aqui.
         Exemplos que podemos dar de  “T.U.G” são: televisão, carregador de celular, ventilador, som, ferro de passar e e.t.c.

Potências para projeto

Segundo a NBR 5410, a bíblia do eletricista, ela diz que para cada tomada deve se estabelecida uma potência de 100 VA (volt amper), veja a divisão da planta abaixo!

Conversão de volt amper para watts

O cálculo de conversão é simples: basta apenas somar a quantidade de tomadas, e multiplica-las pelos 100 VA, e em seguida multiplicar o total de potencias em VA, por 0,8, que é o fator de potência! Na nossa planta acima a conta ficou da seguinte forma:
22 (tomadas) x 100 VA (potencia aparente) x 0,8 (fator de potência) = 1.760 W.

Quando devo separar as TUG,S em circuitos distintos?

         Este é um ponto interessante. Por ser TUG, posso colocar um circuito apenas? Existe uma regra, descrita na 5410, a cada 10 A, obrigatoriamente você deve separa os circuitos com seus respectivos disjuntores.
        É interessante o projetista ter um bom senso. Em algumas situações os caminhos por onde vem a fiação divide-se naturalmente. Veja a nossa planta, ela naturalmente divide-se os circuito, pois, as tomadas da sala vem por caminho diferente das tomadas dos quartos.

Compartilhe o nosso conteúdo→

Assista o vídeo abaixo, na pratica.

Cleiton Moreira
Autor

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *