Estamos fazendo uma série de postes sobre projeto elétrico, e aplicação na prática em uma residência. Leia o primeiro poste clicando aqui!
Hoje chegamos na parte em que dimensionaremos a iluminação. No entanto precisamos responder a algumas perguntas: Qual o fator de potência das lâmpadas? Qual bitola de fio devo usar? Quantos circuitos devo colocar para iluminação?

Potência por ponto

Segundo a NBR 5410 o projetista deve deixar uma reserva de 100 va para cada ponto de iluminação.
Observe a planta abaixo, veja a que a  residencia abaixo tem 16 pontos de iluminação. 
Iluminação
São 16 lâmpadas, seguindo o critério da 5410, reservamos 100 va, totalizando 1.600 va.
O próximo passo será transformar os 1.600 va em potência. O que é muito simples basta apenas multiplicar por 1, pois, 1 é o fator de potência.
1.600 va x 1 = 1.600 w
Agora que convertemos para potência é hora de fazer a conversão para corrente elétrica. Aplicaremos a lei de ohms, dividindo a potência pela tensão: 
1600 va / 220 v = 7,27 A
Depois, de termos encontrado a corrente basta verificarmos na tabela abaixo qual fio suporta a corrente elétrica de 7 A.
tabela elétrica
Se você observar a tabela acima verá que o fio de 1 mm suporta 12 amperes. O que te levaria a seguinte conclusão: – vamos usar o fio de 1 mm para iluminação. Não! Simplesmente porque a NBR 5410 determina que o mínimo para iluminação tem que ser 2,5 mm.

Divisão de Circuitos

Note como ficou o caminho dos fios na planta abaixo! Observe que a fiação em vermelho e o mesmo circuito de iluminação azul.
Perceba como os caminhos são diferentes, pelo bom senso, o projetista dividiu essa instalação em 2 circuitos de iluminação, de modo que ficaria um circuito composto pela sala, cozinha lavanderia e área e outro circuito para os quartos e banheiro.
Neste caso a divisão de circuito não  por causa da potencia, e sim pelo bom senso.

                         Compartilhe →

Assista em detalhes nesse vídeo!

Cleiton Moreira
Autor

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *