Lâmpada ante colisão

Ante colisãoA iluminação ganhou formas e variedades, bem como diversas funcionalidades. A iluminação não serve apenas para clarear um ambiente, ela também serve para trazer orientação e sinalização dependendo do tipo e cor.
Com o passar do tempo e com a popularização de aeronaves, como também a construção de grandes arranha-céus, foi necessário desenvolver para organização do espaço aéreo um tipo de comunicação. Uma comunicação que informaria para os pilotos de aeronaves o perigo de colisão. Esta é a lâmpada de obstrução ou ante colisão. Ela serve para orientar os pilotos.

Utilização da Lâmpada Ante colisão

No passado só encontrávamos essas lâmpadas vermelhas em altas torres de comunicação. Mas com o passar do tempo e o aumento da altura dos edifícios ficou normal encontrá-las nos centros urbanos. Principalmente por que o trafego de helicópteros aumentou muito.
Anticolisão, lâmpada de obstrução ou ainda lâmpada sinalizadora, este tipo de iluminação é usado para orientação visual de aeronaves. 

Obrigatoriedades das anticolisões

Foi no ano de 20015, 15 de junho que surgiu a lei de numero 13.133 determinando que edifício, prédio, com mais de quarenta e cinco metros de altura teriam obrigatoriamente lâmpadas sinalizadoras. A lei não vale apenas para prédios, ela se aplica também a edifícios, antenas, para-raios, torres de comunicação e outras estruturas são obstáculos aéreos e precisam ser iluminados por razões de segurança aérea.
 

Estrutura da lâmpada

Ante colisãoÉ apenas uma lâmpada, com uma tensão comum de 220 v ou 127. O que diferencia mesmo é a canopla vermelha. Como sempre a cor vermelha significando perigo. Encontramos também no conjunto claro, a presença de uma fotocélula, para fazer o acionamento da lâmpada ao anoitecer.
Outro detalhe é que elas podem serem de baixa ou de alta intensidade a depender do obstáculo que está sinalizando. Dependendo da situação ela pode ser piscante também.
 
Assista o vídeo abaixo para  ver na prática como é feita a troca  de uma dessas lâmpadas.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *