Com o conhecimento dos princípios da eletricidade, o profissional  tem muitas ramificações para o mercado de trabalho. Queremos ensinar neste post as técnicas de como fazer uma manutenção em uma esteira ergométrica!

Composição da Esteira Elétrica

Antes de dá detalhes sobre a manutenção, é preciso entender o funcionamento da esteira. Ela é composta de duas partes: a mecânica e a elétrica. Não será o foco a parte da mecânica, pois, a mesma é mais simples.
A mecânica é composta da correia, rolamentos, e a própria madeira. Enquanto a parte elétrica são três partes: motor elétrico, placa central, e o painel.
manutenção da esteira

Motor Elétrico

Ele é o coração, responsável por movimentar a lona. Defeitos que normalmente acontecem com o motor são: desgaste dos carvão, sendo que nesse caso a troca é muito simples; e curto-circuito, que nesta situação só resta trocar o motor.
 
O profissional na hora de fazer a troca do motor, precisa está atento as especificações do mesmo.
Você encontrará no corpo do motor a corrente elétrica, a potência que se dá em cv ou hp; a tensão de funcionamento. Observe na placa ao lado.
Sobre o motor é importante dizer que ele é diferente em relação aos motores convencionais. Funciona com corrente contínua. Se o técnico encontrar o motor queimado deverá trocá-lo por outro das mesmas especificações.
 
Como testar um motor: o teste acontece usando uma fonte de 12v, pode ser uma fonte colméia. lembre-se tem que ser uma fonte e não apenas um transformador, pois, a energia precisa ser continua.
Ao ligar o motor na fonte, note que existe polaridade, positiva e negativa. Se ao ligar a fonte direto no motor o mesmo funcionar, é o sinal de que ele não está queimado. O contrário também é verdade, ao ligar a fonte e se o profissional perceber que a esteira não andou é um indicativo que ele queimou.
carvão de esteira
portal-da-eletrica

Placa Principal

A placa mãe é responsável por gerenciar os comandos do painel. Ela informar ao motor o desejo do painel. É função da placa controladora converter a energia alternada em energia contínua que o motor necessita.
É a responsabilidade da placa mãe prover somente a quantia de energia que o motor necessita. Veja na foto do motor que ele funciona com 150 v, diferente da tensão da rede que é 220 v. Quando o usuário aciona o painel, aumentando ou diminuindo a velocidade da esteira, apertando o botão do painel, a placa mãe aumenta ou diminui a tensão do motor.

Painel de comando

Essa é a placa cérebro! Ela que está na mão do usuário. Botões de velocidade, botões de controle de distância percorrida. Ela é uma placa eletrônica, com muitos componentes, em caso de defeitos os componentes devem serem substituidos. Em casos mais sérios, é só comprar uma nova placa e substituir a queimada.
Uma importante observação: se em algum momento a esteira não obedecer o comando da placa cérebro, é importante lembrar que existe uma fiação que conecta a placa controladora com a placa mãe. E devido aos movimentos da esteira estes fios podem se romperem, necessitando assim serem trocados.

Assista um caso real de manutenção

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *