Energia é definida como capacidade de realizar trabalho. Nós convivemos com muitas fontes de energia: Energia térmica, energia química, energia mecânica. A principal delas é a energia elétrica.
Como estamos vivenciando muitas mudanças na natureza, principalmente no clima, as formas de se produzirem a energia elétrica tem-se revolucionado. O Brasil tem hoje duas usinas nucleares. O potencial das duas usinas correspondem a 3% da energia elétrica que abastece o Brasil.
O que é a Energia nuclear?
A energia nuclear é convertida em energia elétrica apartir de reações no núcleo dos átomos de elementos químicos. Que podem acontecer de duas formas: por meio da fissão nuclear ou fusão nuclear!
como funciona
Fissão: É o processo que consiste em e dividir o núcleo em duas ou mais particulas.
Fusão nuclear: É processo inverso, quando os núcleos dos átomos se unem para produzirem novos elementos.
Nos dois casos, as reações geram calor capaz de aquecer a água até atingir altas temperaturas. O vapor gerado no processo movimentam as turbinas produzindo assim eletricidade.
Quantidade de usinas no Brasil
No Brasil existem apenas duas usinas nuclear: Angra 1 e Angra 2. Localizada em Agras dos Reis, no Rio de Janeiro! Eletronuclear é a empresa subsidiária da Eletrobras, que gerencia-a essas usinas.
A fissão do átomo de urânio é a principal técnica usada no mundo, para geração de eletricidade em usinas nucleares inclusive é a mesma tecnologia usada na Angra 1 e Angra 2.
Angra 1: foi a primeira usina a entrar em operação, no ano de 1985, a estrutura gera energia suficiente para anteder um milhão de habitantes.
Angra 2: começou a operar no ano de 1991, liberando uma potência de 1.350 megawatts o que atende uma população de 2 milhões de pessoas.
Como já dissemos, as 2 usinas produzem um total de 3 % em relação à energia consumida no Brasil, sendo que o centro urbano que mais recebe é o Rio de Janeiro, recebendo o total de 30%.
Futuras instalações de Usinas
Existe um processo de construção da 3ª ursina, a angra 3. Obra que está parada, com forte expectativa de retornar esse ano. Esta obra foi paralisada por falta de recursos desde 2015, ano em que vieram a tona denúncia de corrução. A previsão é que seja entregue em 2026.
Pontos positivos e negativos
Para os defensores, trata-se de uma energia sustentável, já que não emite gases que provocam o efeito estufa, e não é afetada pela mudança do clima. O interessante é que o principal elemento a ser usado no processo é o urânio, e no Brasil concentra-se as maiores reservas localizada no Brasil.
Já para os críticos, não vale a pena o investimento, porque os custos são muito altos, e principalmente porque o risco de tragédia é alto, como acontece em Chernobyl, Ucrânia 86. e Fukushima no Japão em 2011.
Assista o vídeo e tenha mais informações!
cleiton Moreira