Aterramento TT e TN-S

M
uitos profissionais ficam com muita dúvida na hora de escolher o melhor aterramento para a residência. Neste artigo e no vídeo abaixo vamos mostrar como fazer de forma simples e rápida os dois modelos de aterramentos eficazes.
É indispensável e obrigatório ter um aterramento em uma residência, prédio ou indústria! Aterrar como diz a NBR 5410, é colocar todas as massas no mesmo potencial da terra.

 

Objetivos do Aterramento

Podemos dizer que são três objetivos com aterramento.

 

1º Proteger as instalações em casos de descargas atmosféricas. Constantemente fenômenos da natureza como o raio provoca um campo magnético sobre a rede elétrica, elevando a tensão de 220 v a mais de 10.000 v. O que provocar a queima de aparelhos. Com um bom sistema de aterramento esse excesso de tensão será escorrido.

 

2º Um bom aterramento ajuda o funcionamento de dispositivos de proteção com DR, DPS, Disjuntor, Fusível.

 

3º O aterramento serve para a proteção humana! Quando as carcaças estão conectadas a terra, a corrente de fuga escolherá ir para terra ao invés do corpo humano, pois, a terra tem resistência menor que o corpo humano.
 
A Nbr 5410, admite alguns modelos de aterramento: Aterramento TT; IT; TN. Atualmente os 2 aterramentos que mais se destacam entre os eletricistas é o TN e o TN-s.

Aterramento TT 

 
 
Neste modelo de aterramento uma das alimentações (neutro) é aterrada, tanto no transformador como no padrão de entradas. 
Nesse esquema, o eletricista, vai colocar eletrodos (hastes, condutor e conector) em um solo, e conectá-los diretos as massas (aparelhos elétricos e eletrônicos). 

Leia Também: Aterramento elétrico sem mistério

 

TN-S

Neste modelo de aterramento uma das alimentações (neutro) é aterrada, tanto no transformador como no padrão de entrada mas, diferente do TT, ele vai ter que  colocar eletrodos (hastes, condutor e conector) em um solo e conectar esses eletrodos ao neutro, em algum ponto, seja em uma caixa de passagem ou dentro dos QDC (quadro de disjuntores) e só assim aterrar as massas.  
Obs.: se optar por aterrar o neutro em uma caixa de passagem, mesmo assim o fio terra terá que continuar separadamente do neutro até o barramento de terra dentro do quadro de disjuntores. 
 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *