arco-eletrico

Arco elétrico, vilão ou herói? Com o domínio da eletricidade foi proporcionado muitos avanços tecnológicos. O fato de você está lendo este artigo, quer seja em um smartfone ou computador, é a prova dos benefícios que a eletricidade nos trouxe. Só que com os benefícios vem também os malefícios, e queremos falar hoje, sobre o arco elétrico, seus benefícios e malefícios.  

Definição na Lata

 Arco elétrico, ou arco voltaico, é um arco, pois lembra o arco das flechas, feito pela corrente elétrica entre dois polos de forma “não física”. Ou seja, a eletricidade é conduzida de um ponto a outro por segundos sem a necessidade um condutor visível, e sim pelo ar. 

Formação dos Arco elétrico

arco-eletrico

Para o mesmo acontecer é necessário ter dois polos, por exemplo, um disjuntor tem o polo de entrada, na parte de cima, onde se conecta o fio, e existe o polo de saída na parte debaixo. Mas, além dos polos é necessário ter uma interação com gases e a pressão. Os estudiosos observaram que esses elementos influenciam no brilho e na temperatura do arco.   

Benefícios do Arco Elétrico

 Apesar de ser perigoso, ele pode ser manipulado para o bem. De forma simples, um arco acontece dentro de uma residência quando uma pessoa liga ou desliga um disjuntor. Dentro da estrutura desse instrumento existe uma câmara só para extinguir esse arco. Você já reparou que em algumas situações quando se liga o chuveiro, ou interruptor ou até o mesmo um disjuntor, um brilho aparece? Esse é o arco voltaico.  

 

 Por tanto a indústria usou ao seu favor. Veja abaixo a lista de aplicações dos arcos voltaicos.  

  • Lâmpadas de arco voltaico 
  • Corte a plasma 
  • Lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio 
  • Soldagem 
  • Lâmpadas fluorescentes 
  • Monitores de plasma 
  • Forno 
  • Projetores de filme 
  • Lâmpadas de câmaras de flash 
  • Letreiros de neon 
  • Holofotes 

 

 

Malefícios do Arco elétrico

arco-eletrico-maleficios

As redes de transmissão de energia elétrica sofrem muito com a formação dos arcos. Pois, as altas potências acabam queimando equipamentos. É importante lembrar que todas as vezes que vai acontecer o acionamento das cargas, um arco é formado. Notamos perfeitamente isso, nas subestações onde a manobra dos acionamentos dos transformadores causa o arco.  

Por isso, a NR10, no item 10.2.9.2 dedicou em sua normatização a regulamentação de cuidados que os profissionais devem terem ao trabalhar com altas tensões. Desde a obrigação de equipamento de proteção como roupas, luvas, capacetes e outros protocolos. 

 

 

O que você achou do conteúdo? tem alguma dúvida? comente abaixo!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *