Você sabe o que é a curva de disjuntor? Abordaremos em detalhes neste artigo.  

Já abordamos alguns detalhes sobre o disjuntor em um dos nossos artigos, leia aqui. Hoje queremos falar de uma característica muito importante para o técnico na hora de fazer uma instalação elétrica. 

Por se tratar de uma questão de segurança, o técnico deve ser atencioso quanto essa questão 

 

Definição na Lata

Curva é margem de excedente de atuação que é deixada no disjuntor, de modo que ele não vai atuar exatamente quando chegar no limite da corrente nominal. Exemplo, se um disjuntor de iluminação de 10 Amperes só irá desarmar por sobre carga a depender da curva que estiver marcando. Ele não irá desarmar quando chegar nos exatos 10 amperes. 

Especificações das curvas

Especificações-das-curva
Especificações-das-curva

Para cada tipo de carga, foi determinado um uso especifico de disjuntor, de modo que o seu desarme será em relação ao tipo de carga. 

Exemplificando a situação, a carga de um motor elétrico é diferente de uma carga de chuveiro e uma televisão. Isso porque, um motor ou compressor de geladeira, bem como ar condicionado, no momento em que eles partem a corrente chega atingir 10 vezes mais que a nominal. Ou seja, imagine que um motor tenha uma corrente de funcionamento de 4 amperes, na hora da partida por alguns segundos essa corrente chega a 40 A.  

Ao contrário, o chuveiro, não tem pico na partida, se um chuveiro consumir 20 amperes em 220v, na hora que ele for ligado a corrente será 20 A. Toda carga resistiva não tem pico de partida, sempre será a corrente nominal mesmo. 

Tipos de curvas de disjuntores

Curva B

O disjuntor com essa letrinha só irá desarmar quando chegar a uma corrente de 3 a 5 vezes a corrente nominal. De modo que um disjuntor com de 10 amperes curva B só desarmará entre 30 e 50 amperes.  

A melhor aplicação para esse disjuntor é para cargas resistivas como chuveiro. Que a corrente nominal é sempre a mesma desde o início até o fim da operação

Curva c

 curva-c

Essa curva mostra que haverá uma ruptura no circuito quando atingir entre 5 a 10 vezes a corrente nominal do dispositivo. De modo que em curva C, o disjuntor de 10 A desarmará quando atingir a faixa de 50 a 100 amperes.  

Usa-se muito esse disjuntor em circuitos indutivos, como motores, ar condicionados, iluminação, quando não se deseja um curto em nível médio e uma margem alta para sobrecarga. 

 

Curva D

Curva-D O desarme acontecerá quando a corrente chegar entre 10 a 20 vezes a corrente nominal do disjuntor. Se o dispositivo for de 10 amperes em curva D, ele só desarmará quando atingir entre 100 e 200 amperes.  

Esse disjuntor é usado em proteção para grandes motores e transformadores. Onde se espera uma grande margem de desarme em relação a carga. 

Talvez você pergunte: Porque não existe a curva A? A resposta é simples, para não ser confundido com “A” de amperes.  

Você gostou desse conteúdo? Tem alguma dúvida? Deixe a baixo nos comentários que iremos te responder! 

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *