Este artigo tem como objetivo de ensinar a instalar um Wattímetro Digital. Existem situações em que o consumidor final necessitará de um medidor de consumo. São situações em que não é possível ou necessário ter um medidor da concessionária.
Passo 1: qual é a carga que você quer instalar o Wattímetro?
Carga é o aparelho que você desejar monitorar o consumo. Pode ser um aparelho ou pode ser uma residência. Pode ser também várias cargas. O importante é que seja definido circuito em que vai ser medido.
Passo 2: o wattímetro tem que ser alimentado por uma tensão
Internamente o medidor, é constituído por uma placa eletrônica, ela é o coração. Por ser uma placa, ela precisa de uma tensão, que seja 110v ou 220v. Veja na figura abaixo!
Passo 3: introduza o fio da fase no TC
O wattímetro possui um TC. O Tc é um instrumento que transforma uma corrente alta em baixa, para que o aparelho suporte fazer a leitura. Um Tc do wattímetro tem no seu corpo enrolamento de bobinas.
O Tc precisa passar por dentro do fio fase da carga a ser medida. Todo aparelho para funcionar ele precisa de uma fase e um neutro. Depois de passar o tc por dentro da fase, o próximo passo é conectar os fios da bobina no medidor de consumo.
Passo 4: configure a IHM do Wattímetro
Note que existe alguns botões no medidor. São botões que permite você navegar e até fazer um reset a quantidade de kilowatts horas.
Passo 5: fixação do Wattímetro
O Wattímetro foi feito para ser visto e lido. Por isso, ele deve estar na frente de um painel ou quadro de disjuntores. Todo parelho, tem o seu corte de nicho bem definido. E uma trava para facilitar a fixação.