Aprendendo a Instalar tomada
Hoje de forma simples te ensinarei a instalar uma tomada.
Uma tomada é o ponto de plugagem entre a eletricidade e o eletrodoméstico. Um eletrodoméstico não foi feito para ficar ligado direto a fiação, muitas vezes é necessário tirar o mesmo da rede para uma eventual manutenção.
Já pensou se todas as vezes que um morador da residência precisa-se mudar o eletrodoméstico de posição, ou até mesmo joga-lo fora, se, todas vezes tivesse que chamar um eletricista? É isso que a tomada favorece, ela é um plugue de conexão
Tomadas: Posição correta
Existe uma forma correta, uma posição padronizada das tomadas. Isso não quer dizer que de outra forma a tomada não irá funcionar. Mas simplesmente é um padrão.
Tomadas: Posição correta dos fios
Existe uma forma correta de parafusar os fios na tomada. São três fios, Neutro representado pela cor azul, terra representada pela cor verde e a fase que qualquer coisas desde que não seja nem verde e nem azul.
O fio terra sempre vai no meio da tomada, e note que você verá o símbolo da terra na tomada. O neutro irá no lado esquerdo da tomada note que ao fundo encontra a letra “N”, e naturalmente o fio fase será fixado no borne da direita.
Tomadas: Funcionamento
Para um equipamento funcionar ele precisa receber a tensão necessária. Qual a tensão da sua cidade? Ou ela é 127 v ou 220 v. Naturalmente entra fase e neutro você terá que encontrar a tensão. Se na tomada você encontrar 220 v, então ela está correta.
Veja, antigamente era assim que se fazia a instalação. Os fios, fase e neutro, normalmente na bitola de 6mm, que vinha do padrão, passava pela casa toda, e só emendava para as tomadas, essa geral morria lá no chuveiro. Não tinha quadro de disjuntores.