A energia elétrica tem uma origem e um caminho até chegar na sua residência. Temos no nosso site um artigo abordando sobre as fontes de geração de energia elétrica. Agora, queremos percorrer o caminho da eletricidade, da fonte até o consumidor final.
A ursina hidrelétrica é a fonte responsável por mais de 67% de energia no Brasil, dados obtidos no site da  ANEL. São três etapas que a eletricidade percorre: geração, transmissão e distribuição.

Geração de Energia

Nesta etapa é origem da eletricidade, onde ela é gerada! Na hidrelétrica a água do rio é represada, e de forma controlada é liberada, é através dessa energia mecânica a água começa a movimentar as hélices das turbinas do gerador. Assim que a energia é produzida pelo gerador ela é conduzida para uma subestação, onde a tensão é elevada para de 36,2 kV. Acima de 36,2 Kv essa energia é considerada Alta tensão, definida assim pela ABNT.

Transmissão de energia

É o caminho que os cabos percorrem da usina até os centros urbanos. É muito comum observarmos essas linhas de transmissão. Pois ela é composta por torres altas e cabos grossos, lembrando que por esses cabos são conduzidos em uma tensão de 36,2 KV. Mas podem variar até 765 kv. Variações: 68, 230, 345, 440 e 500 kv.

 

Distribuição energia

A finalização de uma linha de transmissão é uma subestação abaixadora. Porque o propósito é abaixa a tensão de alta para média tensão que é 13.8 kv. Nessa etapa 13.8 kv percorre os centros urbanos bem como os bairro através de condutores aéreos. Em determinados pontos esses 13.8 kv se conectam a um transformador que rebaixa a tensão a 127/220 ou 220/380 v que é justamente a quantia necessária par o consumidor usar na sua residência ou indústria.
O interessante é observar que nesse processo da hidrelétrica até a distribuição é que a linha aérea conduz apenas 3 cabos com fase, o neutro é produzido já na cidade no transformador rebaixado que fica no poste.
geração de energia elétrica

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *