O eletricista de instalações predial está sempre acostumado com pequenas potências. Potências que giram em torno de 10 a 30.000 w.
              Quando falamos de casa de força, estamos falando de um lugar que foi feito para comportar potências que estão acima de 100.000 w.

Auto transformador

 Quando falamos de altas potências, o primeiro instrumento que encontramos é o Transformador. Normalmente nas ruas das cidades encontramos muitos transformadores nos postes da concessionária. Isso acontecesse porque a concessionária trabalha com dois tipos de rede aérea: a primária e a secundária.
             A primária é a rede que possui a tensão de 13.8 KV, uma  tensão que não serve para a residência do cliente final. A rede secundária  possui de 127/220/380/440 v, dependendo da região onde você mora. O instrumento que converte essa alta tensão de 13.8 kv para 220/380 v ou 127/220 v é o transformador.
    Acontece que nas ruas, é comum o responsável ser a concessionaria.  Quando se trata de uma indústria, ou um empreendimento grande, o responsável pelo transformador será a própria empresa. a função do transformador é transformar os 13.8 kv em uma tensão útil, 220/380 v.

Centro de medição

O segundo caminho onde a eletricidade transita é o centro de medição. Quando a energia sai do auto-transformador, ela é encaminhada para o wattímetro da concessionaria, padrão ou medidor. Pois, a partir dali será medido o quanto o cliente gasta em kwh. Encontramos também no CM, um disjuntor Geral, que tem a função de proteção em caso de curto e sobrecarga deste ponto até a casa de força.

QDG

           Chegamos então na nossa terceira parada, o QDG. Q.D.G é uma abreviação para Quadro de distribuição Geral, a fiação que neste estudo de caso é de 90 mm.
            Neste Q.D.G, em especial encontramos de cara a presença de T.C, para fazer as medições de grandezas elétricas.
             O que se vai encontrar neste caso de estudo é um painel com um disjuntor de caixa moldada pois, é um disjuntor especifico para tal situação.
Q.D.G
Q.D.G

Q.T.A. - Quadro de transferência automática

              O Q.T.A, é responsável por comandar o momento em que o grupo gerador vai entrar. Esse painel tem na sua porta uma IHM, é um painel que informa as grandezas elétricas tanto da rede como a do gerador.
               É pela IHM que o profissional de manutenção fica sabendo qual a corrente, qual a tensão, e qual a potência está passando por aquele sistema.
               A usca trás também informações sobre os grupos geradores. Temperatura de água, Carga da bateria, erros que o gerador pode passar.
Q.T.A
Q.T.A

Q.D.L.F- Quadro de Luz e Força

A fiação de 90 mm que está vindo do QTA, finaliza o seu trajeto. Nesse quadro, vários setores são alimentados, agora em bitolas menores. Quadro de disjuntores que ficam setores menores da empresa serão alimentados a partir do QLF.
Q.D.L.F

Compartilhe o nosso conteúdo→

Veja em detalhes no vídeo abaixo!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *