Você sabe o que é um disjuntor? Neste artigo te ensinaremos em detalhes a função deste dispositivo.
Quando falamos do assunto eletricidade precisamos informar que existem vários perigos envolvendo a questão da energia elétrica. Para isso, foram criados dispositivos que visam a proteção humana. Fuga de corrente, sobrecarga, curto circuito, surto elétrico. Curso eletricista instalador
Definição na lata do que é um disjuntor
Um dispositivo de proteção contra curto circuito e sobrecarga dentro de uma instalação elétrica.
Disjuntor e o curto circuito
Definimos curto-circuito como o caminho curto que a corrente elétrica tende a percorrer quando não hà uma resistência notável no caminho.
Veja na figura abaixo o esquema. A corrente elétrica sai do polo positivo da bateria, passa por dentro da lâmpada, depois retorna o caminho pelo negativo. Esse é o caminho natural.

Mas, quando acontece o curto-circuito é como se tirasse a carga, a resistência do circuito, lâmpada, e a corrente positiva se encontrasse diretamente com a negativa. Provocando assim uma alta corrente e o som que normalmente ouvimos é um estrondo.
O disjuntor é o cara que vai desarmar quando ele perceber que tem um curto no circuito. Se esse dispositivo não desarmar em um curto, haverá um estrondo contínuo e derreterá os fios. E se um humano estiver segurando os condutores na hora do curto haverá prejuízo ao corpo humano.
Disjuntor e a sobrecarga
Uma anomalia que acomete também um circuito é a sobrecarga. Sobre, acima. Carga é a potência que um aparelho consome.
Quando fazemos a instalação elétrica costumamos separar os circuitos. Separamos iluminação, chuveiro, ar condicionado, cozinha, cada um desses ambiente tem uma fiação que vem especificamente para atender o aparelho que vai se conectar a ele.
Os fios são definidos de acordo com a corrente que o aparelho vai puxar. Exemplo: Um ar condicionado que puxa da rede 4 amperes, normalmente escolhemos os fios de 2,5 que suporta até 21 amper sem derreter.
Agora imagine se eu conectasse um chuveiro no circuito do ar! O chuveiro puxa uma corrente de 32 amperes. Então o disjuntor irá desarmar. Pois, o circuito foi projetado para o ar de 4 amperes.
Neste caso o chuveiro está dando uma sobrecarga para o circuito do ar, e se não houver o desarme do disjuntor por algum defeito, os fios irão derreterem.
Portanto o disjuntor serve para proteger a fiação e os aparelhos conectados a ele no circuito.
Funcionamento interno

O disjuntor é chamado de termomagnético. Termo de temperatura, magnético de magnetismo.
Internamente o disjuntor tem uma bobina, que é um enrolado de fios, responsável por monitorar a corrente. Quando há um curto, há corrente aumenta muito, e essa bobina percebe através do magnetismo, e desarma então o disjuntor.
No caso da sobrecarga, o funcionamento é pela temperatura. Existem duas placas bimetálicas, que ficam unidas uma à outra. Essas placas quando aquecem, isso acontece na sobrecarga, elas se dilatam provocando assim o desarme do disjuntor.
Tipos
São dois tipos: Nema e dim. Nema é um disjuntor americano, aqueles de cor preta. Enquanto o dim é um disjuntor pequeno, e com muito mais eficiência do Nema.
No Brasil o nema é cada vez menos usado por causa da sua eficiência e tamanho. O dim, disjuntor branquinho, seria da norma europeia.
