Saiba todos os detalhes do botão pulsado!
Um dispositivo importante em um painel de comandos elétricos é a botoeira ou botão pulsador.
Ele seria correspondente a um interruptor de uma residência, onde você liga e desliga uma lâmpada. Mas no caso do painel de comandos o objeto a ser manobrado é um motor.
A sua função principal é interromper ou liberar a passagem da corrente elétrica.
Botão pusador
A botoeira, ou o botão pulsador, é caracterizado por ser apenas um pulso. Ao aciona-lo o equipamento não permanecerá ligado. Ele é semelhante hà um interruptor de campainha, que acionado rapidamente volta ao estado de desligado. Para permanecer com o equipamento acionado, é necessário fazer o que chamamos em comando de contato de selo.

Partes de botão pulsador
Um botão é composto de duas partes: O bloco de contato e o cabeçote. Estas pastes são separáveis.
Cabeçote: é parte isolada da corrente elétrica, é a parte onde receberá o contato humano,que pressionará os contatos energizados.
Bloco de Contato: É a parte responsável por fazer a conexão
elétrica. O material que compõe os contatos são ligas de prata, o que torna o material um bom condutor e dando assim mais longevidade ao material. Um detalhe importante é que existe uma entrada e uma saída no bloco de contato. Na entrada existe o número 3 e na saída 4. 3/4 é uma referência a um contato normalmente aberto.
Ponto de conexão: é o lugar onde se encerra o condutor elétrico, essa parte tem um parafuso para fazer o aperto.
Multifilar do botão pulsador
A lógica é muito simples, o neutro será parafusado no A2. A fase que sai do disjuntor, ela passa no contato 3, onde o condutor será parafusado. Em seguida na saída do botão, no contato 4, o condutor será parafusado e seguirá até a borneira do A1 do contator.

Unifilar do botão pusador
