No passado era muito simples fazer um dimensionamento de potência de uma casa. Não existiam eletrodomésticos com Grill, Microondas, mistera, fritadeira elétrica, churrasqueira elétrica. Era simples, em uma casa tinha no máximo lâmpadas e algumas tomadas básicas.
Com o avanço da modernidade vários eletrodoméstico surgiram para facilitar a nossa vida. Mas, quando vamos olhar de perto perceberemos que uma torneira elétrica tem a mesma potência que um chuveiro. Partindo desta análise, não é possível colocar a cozinha de uma residência no mesmo patamar de tomadas de uso geral.
Tomadas de uso geral e Tomadas de uso específico
E importante entender que estes conceitos, para um bom dimensionamento. Tomadas de uso especifico são tomadas que comportam uma potência alta, Chuveiro, ar condicionado, e torneira elétrica.
Na questão da cozinha, o olhar do técnico deve estar para a torneira elétrica, micro-ondas e aparelho que trabalham com aquecimento.
Estudo de caso
Vamos avaliar uma planta elétrica de uma cozinha caso real. Observe que está cozinha tem 5 tomadas médias duplas e 1 tomada fazendo parte do interruptor.
Lembre-se, se em algum ponto deste tiver uma TUE, haverá um circuito de especifico para ela, como no nosso caso uma torneira elétrica.
Imagine, que a sua torneira tenha 5.500 w. Basta apenas usar a lei de ohms, divida a potência da torneira pela sua tensão, que ficaria assim: 5,500/220 = a 25 A. Se você já sabe que essa torneira puxa uma corrente de 25 A. O próximo passo é descobri qual fio suporta 25 A! Seguindo a tabela abaixo você verá que o fio de 4 mm suporta 28 A.
De uma olhada nesta cozinha
2ª PASSO: Depois de instalarmos a única TUE, é importante agora calcular a potência das tomadas restantes.
No item 9,5,2,2,2 da NBR 5410 nos orienta que copa cozinha, banheiro e cozinha até 3 pontos devem-se acrescentar 600 VA aos 3 primeiros pontos e 100 VA aos pontos seguintes.
Mas a nossa cozinha se enquadra na segunda observação: acima de 6 pontos será 600 VA aos 2 primeiros pontos e 100 VA aos pontos excedentes.
Tabela de potência da Cozinha
Observando a planta abaixo você notará que teve o total de 2.100 VA. Precisamos converter essa potência, que é aparente, em potência ativa, simplesmente multiplicando 2.100 pelo fator de potência 0,8.
2.100 x 0,8= 1.680 w.
Agora para converter a potência de 1680 W para corrente, basta apenas dividi-la pela tensão, no estudo de caso 220 V.
2.100 V /220 V = 7,3 A
7,3 A, foi a corrente encontrada. Observe na tabela, que o fio, 2,5 comportaria os 7 amperes, mas, seguindo as diretrizes da NBR 5410, a sessão mínima para condutores de tomadas é 2,5 mm.
É de suma importância para o eletricista sempre conversar o cliente, entender qual tipo de eletrodoméstico vai usar. Para assegurar uma segurança na instalação da cozinha.
Assista um dos nossos vídeos abaixo mostrando na prática a instalação de uma cozinha.
Compartilhe o nosso conteúdo→
Assista o vídeo direto da obra
Cleiton Moreira
Autor