Aterramento Tns
A função clara do aterramento segundo a NBR 5410 é proteger equipamento e mais ainda pessoas, e garantir o bom funcionamento de dispositivos.
Muitos profissionais ficam com dúvidas na hora de fazer o aterramento elétrico. Hoje daremos detalhes de um especificamente aterramento TN-S, no final do artigo deixamos um vídeo para demonstrar de forma prática.
Obrigatoriedade do Aterramento
Quando falamos de instalações elétricas, abordamos que existe um padrão, um modelo a ser seguido, é a bíblia do eletricista a NBR 54 10. Ela nos dá toda informação para realizarmos uma boa instalação elétrica. Dowload da NBR5410.
Esquemas de aterramentos previsto na Normal
Existe 3 modelos de aterramento: TT, TN (TNC, TNS, TNCS) e It. Mas abordaremos aqui o TNS, pois é um dos mais usado no Brasil atualmente.
TNS
Esse aterramento Usa o Neutro como Referência. É sabível que o Neutro se origina no transformador da concessionária. E que o seu valor de tensão é “0”, como tem que ser no caso a terra. Mas acontece que por instabilidades no sistema da concessionária, e por irregularidades (famosos gatos) nas instalações elétricas, sempre vai haver ruídos no neutro.
Para evitar tal situação o neutro é aterrado ainda no poste, no transformador. Encontramos um fortalecimento do neutro ainda no pé dos padrões de entrada, onde é conectada uma haste terra.
Partindo do principio de que o neutro é aterrado, podemos usar o próprio Neutro como condutor de proteção. Do ponto aonde ele é aterrado, surge outro cabo (que será a terra) e seguirá paralelo e separado do neutro até o quadro de distribuição
T- Um ponto da alimentação diretamente aterrado, no caso o neutro
N – Massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação
S – Função de neutro e da proteção (terra separados). Ou seja, terra (proteção até estão conectados em um determinado ponto, mais são separados no caminho.